vinhos de quinta - farm wines


     Schepers















Branca M. Schepers
A família Roboredo tem uma duradoura e orgulhosa tradição na produção de vinho. Proprietária da “Quinta dos Barreiros”, na Coriscada, Mêda que pertence à família Roboredo há gerações. Por estes lugares, existem provas de que já se fazia vinho desde o tempo dos romanos no “Lugar de Vale do Mouro”, aldeia Romana descoberta em 2003.

Gravato é uma de cinco quintas que constituem uma propriedade mais vasta como a Quinta do Vale de Canelas perto de Muxagata, Alto Douro, onde se produz uvas de extrema qualidade para Vinhos Porto. Gravato, foi também o nome da última batalha das invasões francesas (Abril de 1811) marco extremamente importante para o mundo dos vinhos, os franceses descobriram nas terras da Beira Interior castas fabulosas com características inigualáveis e fizeram a divisão dos vinhos, tintos e brancos. Até ao século XVIII, todo o vinho português era palhete.

Duarte Roboredo
O Início de uma Tradição...
  Luís Albuquerque Roboredo
A Sabedoria e a Continuação...
  Luís Schepers Roboredo
Irreverência e Inovação...


Esta herança familiar, que se foi renovando parcimoniosamente, foi entregue por seu pai Luís Albuquerque Roboredo a Luís Schepers Roboredo há cerca de 14 anos, que com os pés firmes na tradição familiar e os olhos postos no futuro decidiu apostar na marca Gravato e na recuperação do famoso “palhete” (de Mêda); um vinho despretensioso , mas de simplicidade apurada, de ricos e pobres, que terá estado sobre a mesa da Última Ceia e que mereceu hossanas de muitos dos nossos célebres escritores do início do séc. XX. O "pai de todos os vinhos“ citando o próprio Luís Schepers: “Não ligamos a modas, somos genuínos no que fazemos e gostamos”

A nossa geração nasceu da união de uma família Albuquerque com uma família Roboredo Sampaio e Melo, há 5 gerações atrás, que nasceram nos primórdios da Nacionalidade Portuguesa. Estas duas famílias durante séculos contribuíram com a sua dignidade, saber e patriotismo para a existência deste lindo país de nome Portugal.

A casa agrícola vem da junção do casamento de Luis Albuquerque Roboredo e Branca Maria Schepers (família Belga L`oneux e família Holandesa Schepers) foi entregue ao filho único do casal; Luís Schepers Roboredo actual administrador, continuando pertença de seu pai após a morte prematura de sua mãe.
Sampaio e Melo Albuquerque
Rui Marchante - ©2014 Luís Roboredo